• A busca por Acreditações

    Em entrevista ao site do Consórcio Brasileiro de Acreditação, representantes no Brasil da Joint Comission International, o Dr. Cid Gusmão comenta sobre as motivações para obter uma acreditação de qualidade e o impacto que causa na instituição.

    Cresce o número de serviços oncológicos em busca de acreditação

    Desde 2014, o Consórcio Brasileiro de Acreditação vem registrando um aumento na procura pela acreditação internacional por parte de serviços que atuam na área de oncologia. Quatro instituições já possuem o selo dourado da Joint Commission International (JCI): Acreditar Oncologia – Unidade Santa Marta (DF), Centro de Combate ao Câncer (SP), Clínicas Oncológicas Integradas/COI (RJ) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/ICESP (SP). Outras tantas estão em estágio de educação para a melhoria da qualidade e segurança assistencial.

    Para saber o que motivou a busca pela acreditação JCI e como o processo de qualidade impactou na instituição, entrevistamos o diretor presidente do Centro de Combate ao Câncer (CCC), o médico oncologista Cid Buarque de Gusmão.

    O que motivou a direção do CCC a buscar a acreditação da JCI, mesmo já possuindo duas outras acreditações?
    O fato de possuirmos outras acreditações que já nos asseguravam padrões de qualidade nos fez entender e constatar os ganhos que a implantação desses padrões trouxe aos nossos pacientes e profissionais. O compromisso com a Qualidade, o desejo ativo em propiciar sempre um serviço com excelência aos nossos pacientes, aliado ao foco na segurança do paciente e colaboradores, estimulando sempre a melhoria contínua dos nossos processos; foram os principais motivos que nos levaram a conhecer a JCI. Além disto, a seriedade do trabalho dessa Instituição, sendo a JCI a organização com maior experiência mundial em acreditação e referência no sistema de qualidade na saúde, foi determinante. Não tínhamos dúvidas de que esta acreditação iria agregar valor ao nosso serviço.

    Quais benefícios a acreditação JCI agregou ao CCC?
    Dentre os diversos benefícios proporcionados pela JCI, podemos destacar a implantação de metodologia que traz em seu conjunto, padrões e princípios voltados à melhoria contínua da qualidade e segurança dos processos de cuidado aos pacientes, que pode ser representada por: padronização dos processos; implantação de protocolos e rotinas objetivando a qualidade e segurança do serviço prestado; envolvimento de todos os setores na implantação de melhorias advindas dos padrões de qualidade da JCI; e a efetivação da aplicação desses padrões aliados a um monitoramento contínuo dos processos assistenciais e gerenciais, assegurando um excelente nível de execução dos mesmos.

    Aprimoramos muitos dos nossos processos buscando atender os padrões de Qualidade da JCI e, cabe destacar, o processo de Educação do Paciente, que foi desenvolvido e aprimorado buscando tornar o paciente consciente do momento que ele está vivendo, e fazê-lo partícipe do seu tratamento, proporcionando as informações necessárias durante todo o período de seu tratamento, assim como após o tratamento, durante seu seguimento. De forma a aprimorar o registro da educação realizada, foi desenvolvido uma seção específica no prontuário médico eletrônico para apurar as informações relativas a esse quesito, registrar a avaliação da necessidade de educação, a capacidade e vontade de aprender, as ferramentas utilizadas e o resultado do processo.

    Os padrões da JCI apregoam o cuidado continuado e integrado. De que forma os padrões JCI contribuem nesse sentido, especialmente pelo CCC oferecer um serviço especializado?
    Cabe destacar que temos uma equipe de assistência multidisciplinar, a qual contempla: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogas. Esta equipe está focada em oferecer um serviço de excelência ao paciente, que prima pela transparência nas informações e humanização na prestação do serviço. Nesta mesma linha do cuidado integrado, desenvolvemos uma cultura de segurança baseada em conceitos, métodos e modelos consistentes que minimizam os riscos e a insegurança na execução dos processos, cujo objetivo principal está centrado na prevenção dos riscos, eventos adversos e sentinelas. Além da equipe assistencial de saúde, todos os demais colaboradores do CCC são treinados e educados dentro do mesmo objetivo, que é o de atender o paciente e seus acompanhantes com dignidade, carinho e segurança, com o objetivo de poder proporcionar-lhes o melhor atendimento possível.

    Após a acreditação JCI foi registrada melhoria em relação às metas internacionais de segurança do paciente e do controle de infecções?
    Sim, todos os pacientes são identificados atendendo a meta 1 (identificação do paciente). Esta identificação é realizada pelos profissionais da recepção e as informações contidas na pulseira de identificação são checadas por todos os profissionais que intervêm no cuidado ao paciente durante sua estadia na instituição. Na Meta 5, cabe ressaltar que criamos indicadores de qualidade para monitorar a participação dos profissionais no treinamento de controle de infecção, assim como observação das técnicas de higienização das mãos nas rotinas do dia a dia, por meio de check-lists observacionais.

    De que forma a acreditação JCI contribuiu para a melhoria do registro e fluxo de informações do paciente?
    Graças às exigências dos padrões de qualidade da JCI aperfeiçoamos nosso registro em prontuário eletrônico, de forma que as informações sejam sempre claras e precisas, colaborando assim para a comunicação efetiva entre os profissionais ligados diretamente ao cuidado do paciente.

    A acreditação impactou no custo geral do CCC, especialmente por oferecer um serviço especializado?
    Para uma clínica independente de oncologia, como no caso do CCC, a estruturação de um departamento de Qualidade e dos demais recursos e áreas da empresa que mandatoriamente passam a se engajar no processo, representam um custo relevante, que não existia antes da nossa opção pela Qualidade. Infelizmente, para uma clínica com apenas duas unidades, a Qualidade ainda representa um alto custo operacional, mas que entendemos como um investimento necessário para assegurarmos a melhor qualidade de atendimento prestado ao nosso paciente, e também como investimento necessário para o nosso futuro como prestador de serviço na área de saúde.

     

    Clique aqui para ver a entrevista original.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009