• Beneficios do sono

    Você dorme bem? Conheça os benefícios do sono

     

    O sono é um período de repouso que o organismo necessita para renovar as energias. Dormimos em média um terço da nossa vida e dormir bem é fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida.

    Quando dormimos não estamos somente descansando como muitos imaginam. Isso porque nosso organismo produz algumas substâncias enquanto dormimos e outras quando estamos acordados. O sono normal tem várias funções importantes, tais como: a restauração do funcionamento do organismo, o controle da temperatura corporal, a consolidação da memória e aprendizagem, redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular e de vários órgãos e sistemas, a de regular a produção de hormônios essenciais que diminuem o risco de doenças cardíacas e vasculares, diabetes e obesidade. Durante o sono, o sistema imunológico libera substâncias de proteção, necessárias para combater doenças infecciosas ou inflamatórias.

    A necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa, por fatores genéticos e também de acordo com a idade. A recomendação é que os adultos em idade ativa durmam em média de seis a oito horas. No entanto, há quem precise dormir 9 horas, enquanto outros precisam de menos de 6 horas para se sentir acordado e disposto pelas manhãs.

    O distúrbio relacionado ao sono mais comum na população brasileira é a insônia, cuja característica envolve a dificuldade para adormecer e manter o sono de maneira revigorante. Uma noite mal dormida repercute nas atividades diurnas, podendo levar ao cansaço persistente, irritação, sonolência, desânimo, alterações de humor, déficit de atenção, memória e concentração, queda do rendimento e da produtividade, prejuízo sexual. Os motivos causadores da insônia são inúmeros, que podem estar relacionados à ansiedade, depressão e estresse; aos maus hábitos mantidos próximos ao horário de dormir; às preocupações familiares; problemas profissionais e econômicos; às doenças físicas, dentre outros.

    O sono tem diferentes fases, que se intercalam durante toda a noite, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente:

    – O sono REM (Rapid Eye Moviment – Movimentos Oculares Rápidos) é o chamado “Sono dos Sonhos”. É uma condição em que os músculos do corpo ficam relaxados.

    – O sono Não REM (que não tem os movimentos oculares) é composto por estágios que vão de um sono mais superficial ao mais profundo. Nesta fase são produzidas substâncias que trazem vitalidade ao organismo.

    É inegável que uma noite mal dormida é maléfica à saúde. Agora que você conhece a importância do sono, avalie como você costuma dormir e, se preciso, utilize as recomendações abaixo para dormir bem e viver melhor.

     

    Dicas para dormir melhor

     

    • Tenha horários regulares para dormir e despertar.
    • Vá para a cama somente na hora de dormir.
    • Prepare o ambiente onde vai dormir deixando-o bem confortável, escuro, sem ruídos.
    • Faça um jantar leve e evite o consumo de bebidas alcoólicas ou estimulantes com cafeína, como: café, chá preto, coca cola, guaraná ou bebidas desportivas.
    • Inclua atividades físicas em sua rotina, mas evite praticar exercícios vigorosos muito perto da hora de dormir. Fazer um passeio de 15 minutos depois do jantar pode ajudar dormir bem.
    • Realize exercícios relaxantes para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.
    • Gerencie o estresse: pense em maneiras saudáveis para controlar o estresse. Quando você tem muito para pensar e para fazer, o seu sono é provável que sofra. Comece com o básico, se organize, estabeleça as prioridades e anote o que está em sua mente. Dê a si mesmo permissão para fazer uma pausa e se entregue ao merecido descanso!
    • Leia um livro ou escute músicas que relaxam. Quando não se consegue dormir, é comum assistir TV, usar computador, tablet ou o celular para jogar. No entanto, a luz emitida por esses dispositivos tem um efeito negativo e pode causar mais dificuldades para adormecer.
    • Tome um banho quente antes de ir deitar. Isso vai ajudar alcançar a temperatura ideal para o descanso.
    • Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009