• Como lidar com o estresse da vida moderna

    É comum ouvirmos falar que o estresse é o mal do século. Vivemos em um mundo de mudanças constantes, de informações e comunicação global, de inúmeras pressões profissionais e sociais acirradas pelas redes sociais, em que muitas vezes as pessoas são forçadas aos extremos no seu dia a dia. Todos esses fatores são característicos da vida moderna, que aliados às modificações de hábitos alimentares, sedentarismo e o novo panorama do mercado profissional têm contribuído para que as pessoas fiquem mais nervosas e estressadas.

    O estresse ativa os impulsos de fuga ou luta. A resposta ao estresse não é nociva em si. Pelo contrário, trata-se de uma reação adaptativa que permitiu a nossa sobrevivência ao longo dos tempos. Além disso, é uma reação muito útil e vital para se responder às situações de ameaça. Entretanto, o estresse excessivo pode afetar o indivíduo em diversas esferas, ser responsável por muitos males e contribuir para o desenvolvimento de doenças como a depressão, a hipertensão, o aumento do colesterol, dentre outras enfermidades mais graves.

    Os sintomas típicos de estresse incluem taquicardia, cansaço frequente, insônia, dificuldade em respirar, dores de cabeça e de estômago, irritabilidade e mau humor, insatisfação, baixa produtividade e faltas no trabalho. Quem já sofreu algum quadro clínico associado a estes sintomas sabe como é difícil se livrar deles. Combatê-lo é importante para a sua saúde física e emocional, e também para os seus relacionamentos pessoais e profissionais.

    A gestão do estresse começa com a identificação das fontes de estresse na sua vida. Fazer um diário de registro do estresse pode ajudá-lo a identificá-los, assim como a maneira como você lida com eles. Reflita e pense se as estratégias utilizadas para lidar com os fatores estressantes estão sendo saudáveis ou prejudiciais?

    Se os métodos empregados para lidar com o estresse não estão contribuindo para melhorar a sua saúde física e emocional, é hora de encontrar outras formas que sejam mais saudáveis. Existem muitas maneiras para gerir, prevenir e lidar com o estresse que podem equilibrar as tensões, mas todas elas requerem mudança. Ignorar o estresse não é a melhor opção, por isso encare a realidade de frente e trace um plano para mudar a sua vida. Mudar é um fator que muitas vezes causa ansiedade, já que sair da zona de conforto é algo que dá muito trabalho. No entanto, tendo em vista que a resposta à situação estressante é individual e única, não existe apenas um método que sirva para todos ou para qualquer situação, por isso você deverá experimentar diferentes técnicas e estratégias para perceber a que melhor se ajusta a você.

    Veja oito dicas para reduzir os níveis de estresse no dia a dia, encontrar o equilíbrio e melhorar a sua qualidade de vida:

    Planeje seu dia: organize as suas tarefas em uma lista, e estabeleça soluções específicas para as pendências;

    Foque no presente
    : quando estamos ansiosos, nossos pensamentos dificilmente estão focados no momento presente. Evite ficar ruminando o passado ou preocupado com as consequências futuras. Meditar, praticar exercícios físicos, dançar, fazer caminhadas, ouvir músicas ou praticar um hobby, são estratégias que irão centrar a sua atenção no momento presente;

    Mantenha-se atento em sua respiração
    : a respiração é mais ofegante quando estamos estressados. Para acalmar a mente e retomar o controle, concentre a atenção em sua respiração, inspirando e expirando o ar lenta e profundamente por seis ou sete vezes, depois retorne à respiração normal;

    Tenha domínio sobre os seus pensamentos:
    quando enfrentamos períodos difíceis e estressantes, tendemos a nos concentrar nos problemas. Aceite o que não pode mudar, pois existem coisas que você não pode controlar. Tenha domínio sobre os seus pensamentos e procure sair do foco de suas preocupações. Concentre-se naquilo que realmente importa e acalme-se antes de tomar decisões de forma precipitada.;

    Nutra a positividade:
    as pessoas otimistas são mais agradáveis e produtivas;

    Liberte-se dos vilões do tempo:
    controle o tempo gasto com os celulares, com a internet, com os seus e-mails e redes sociais. Diversos estudos estão alertando para os males causados pelo uso exagerado destes veículos;

    Cultive seus relacionamentos:
    o convívio com outras pessoas é muito importante para a saúde emocional. Reúna os familiares e os amigos para conversar, rir, brincar, jogar, pois tudo isso faz parte das necessidades do ser humano e contribui para o equilíbrio físico e emocional;

    Durma bem:
    liberte-se das tensões e esvazie sua mente antes de dormir. O estresse provoca insônia e dormir bem e suficiente pode ser a solução para muitos problemas do seu dia a dia.

    Equipe de Psicologia do Centro de Combate ao Câncer

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009