Instituição Certificada é sinônimo de segurança para o paciente

Uma acreditação oferece segurança aos pacientes das instituições que logram esta conquista. O Centro de Combate ao Câncer obteve, em 2009, o nível Acreditado com Excelência da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Em 2010, tornou-se o primeiro centro de tratamento oncológico, no Brasil e no mundo, a obter o nível Excelência Internacional pela Accreditation Canada. E agora, como continuidade em sua busca pela excelência, caminha para a obtenção da acreditação pela Joint Commission International, uma das certificadoras de qualidade em saúde mais respeitadas no mundo.

Como instituição certificada, o Centro de Combate ao Câncer tem seus processos analisados, formalizados e divulgados por toda a organização.

Os controles se iniciam com a criteriosa identificação dos pacientes e dos medicamentos prescritos no tratamento. “Quando isso acontece, a segurança na administração dos medicamentos é muito maior”, diz Liliana Rodrigues do Amaral, consultora em Acreditação.

“O treinamento dos profissionais faz toda a diferença”, continua Liliana. “Nestes treinamentos os profissionais recebem informações sobre os riscos dos procedimentos e porque os protocolos trazem segurança ao processo”. Liliana ressalta que no CCC os protocolos clínicos norteiam todos os procedimentos assistenciais. Como diferentes profissionais prestam assistência aos pacientes em diferentes momentos, a adesão aos protocolos garante a padronização e a segurança do atendimento. A comunicação é decisiva, e todas as informações devem estar registradas no prontuário de cada paciente. Com os protocolos administrativos, a compra dos medicamentos é padronizada, obedecendo a critérios rígidos e à legislação, caso contrário, não são homologados. Quando os medicamentos chegam, um procedimento específico obriga os profissionais a checarem se os remédios entregues atendem à qualidade especificada.

Os medicamentos quimioterápicos têm um acompanhamento ainda maior. “Os procedimentos precisam considerar a qualidade da medicação, a dosagem, a preparação, por qual via ele será ministrado e em quanto tempo ocorrerá a infusão”, explica Liliana. E a assistência farmacêutica exerce um papel importante porque analisa a interação medicamento-medicamento, medicamentoalimento e os respectivos efeitos que podem reduzir ou potencializar o resultado esperado de um fármaco.

Estas são algumas das razões que permitiram ao Centro de Combate ao Câncer obter suas acreditações, garantindo total segurança para o paciente durante o tratamento prescrito por seu médico.

Leave a reply