Reeducação alimentar e um programa de exercícios podem reduzir os riscos de desenvolver algum tipo de câncer ou até mesmo diminuir o risco de a doença se espalhar.

A opção por uma alimentação e por um estilo de vida mais saudável desempenha um papel importante no desenvolvimento e na progressão de alguns tipos de câncer. É importante conversar com o médico sobre a criação de um programa de dieta e de exercícios adequados.

Alimentar-se melhor

Para algumas pessoas essa atitude pode parecer uma lição bem simples já que atualmente existe vasta informação disponível sobre as melhores opções de alimentação correta. Porém, cerca de 1/3 de todos os diagnósticos de câncer estão relacionados a uma alimentação incorreta e inadequada, além da falta de atividade física frequente. Sendo assim, o que fazer para manter uma vida saudável longe do câncer?

Em primeiro lugar, deve-se comer menos gorduras, principalmente animal. O ideal é também diminuir gradativamente o açúcar e o sal. Vale lembrar: nada em excesso faz bem. Em segundo lugar, é necessário comer ao menos cinco porções por dia de verduras, legumes e frutas. A terceira orientação é ingerir grãos (pães e cereais) e feijão.

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruir os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com frequência.

Estudos comprovaram que uma alimentação rica em nutrientes ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon, reto, estômago, boca, faringe e esôfago. Há indícios de que reduzem também o risco de câncer de mama, bexiga, laringe e pâncreas e, possivelmente, o de ovário, endométrio, colo de útero, tireóide, fígado, próstata e rim.

Dicas para o paciente:

  • Faça uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas.
  • Mude gradativamente seus hábitos alimentares, pois ninguém consegue mudá-los rapidamente.
  • Adicione pequenas porções de frutas e vegetais em sua dieta aos poucos. Por exemplo, acrescente folhas verdes escuras, como espinafre, na salada e coma um pêssego ou outra fruta no lanche;
  • Faça várias pequenas refeições com intervalos regulares entre elas, mastigue bem e lentamente todos os alimentos;
  • Beba bastante líquido ao longo do dia;
  • O consumo de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de boca, esôfago, faringe, laringe, fígado e mama. Se você deseja consumir alguma bebida alcoólica, tente beber no máximo duas doses por dia.

Exercícios regulares

A prática de exercício moderado, pelo menos três vezes por semana, pode fazer toda diferença na sua saúde e bem-estar. Ela reduz o risco de câncer de cólon em cerca de 50% e desempenha um papel importante na redução do risco de outros tipos de câncer. Numerosos estudos já comprovaram a eficácia da atividade física na prevenção do câncer.

Caminhar, correr, jogar tênis ou até mesmo praticar jardinagem são formas de exercício. Não só queima calorias, mas também pode ajudar a diminuir a ansiedade e fadiga durante o tratamento do câncer. Mas para iniciar exercícios físicos com mais segurança, consulte sempre o seu médico.

A obesidade, que cresceu drasticamente nos últimos 40 anos, aumenta as chances de desenvolver problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas. Ainda que não haja uma ligação comprovada entre a obesidade e o câncer, o excesso de peso impacta negativamente no tratamento da doença.

Dicas para o paciente:

  • Use as escadas em vez do elevador;
  • Estacione longe do destino e caminhe até lá;
  • Use bicicleta ou vá a pé para o trabalho;
  • Reserve um tempo para atividades físicas ou esportes;
  • Participe de caminhadas ou corridas;
  • Escolha as atividades que você realmente goste e que exijam o mínimo de equipamentos e instalações. Alongar, caminhar, correr e pular corda são exercícios ideais para iniciar sua atividade física;
  • Identifique em sua comunidade programas de educação física ou de lazer em parques e praças que não requerem muitos recursos;
  • Selecione horários e opções compatíveis com seu estilo de vida;
  • Nos primeiros meses, objetive valores como prazer, sucesso na realização das atividades e satisfação pessoal;
  • Experimente fazer alguma atividade em família após o jantar, especialmente nos fins de semana;
  • Caminhe, corra ou nade, frequente uma academia, mas não exceda seus próprios limites;
  • Planeje atividades sociais que envolvam atividade física e convide seus amigos e familiares para o evento;
  • Programe atividades físicas nas horas do dia ou da semana em que você tem mais energia;
  • Preste atenção em como você se sente depois de uma atividade física.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009