Cerca de um terço das mortes por câncer está ligada aos maus hábitos, como consumo de tabaco, álcool em excesso e alimentação gordurosa. Algumas dicas podem ajudar você a ter uma vida mais saudável.

Você sabia que pode reduzir o seu risco de ter câncer? Sim, você pode! Algumas pesquisas vem comprovando que, aproximadamente, um terço das mortes por câncer está relacionado a hábitos de vida não-saudáveis como o consumo de tabaco, álcool em excesso, dietas ricas em gorduras e sedentarismo. Mudar esses hábitos é um importante passo.

Procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo se recuperarem do estresse do dia-a-dia. Existem várias maneiras de favorecer um sono de boa qualidade. A densidade do colchão e a qualidade do travesseiro devem ser adequados ao seu peso e a sua altura, evitando dores de cabeça e problemas na coluna.

O sono é comprometido pela cafeína e deve-se evitar comer ou beber alimentos com essa substância a partir do final da tarde. A prática de exercícios físicos deve ser nos períodos da manhã ou da tarde, nunca à noite. Durante essas atividades, o corpo produz muita endorfina, que nos enche de energia e não nos deixa dormir. Outra dica importante é relaxar com um livro ou uma música que acalma, informando ao cérebro que é hora de dormir.

Praticar sexo seguro é uma atitude necessária, inclusive, para evitar o câncer de útero que está relacionado ao HPV, um vírus sexualmente transmissível. Atualmente, é crescente o número de mulheres contaminadas com o patógeno: três em cada quatro.

Para as mulheres com vida sexual ativa a melhor prevenção é a realização dos exames de rotina (ultrassom e Papanicolau) todo ano e, sobretudo, não deixar de usar a camisinha. Para os homens, o uso de camisinha é fundamental a partir do início da atividade sexual.

Abaixo selecionamos algumas dicas que poderão ajudar a adotar algumas mudanças de atitudes, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.

Os 10 mandamentos para evitar o câncer

1. Não fume
O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes.

2. Mantenha uma alimentação saudável
Deve-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, uma das melhores maneiras para prevenir a doença. Também é bom tomar cuidado com o consumo excessivo de sal e de açúcar. Sempre que possível, faça pequenas refeições ao longo do dia. Mantenha intervalos regulares entre as refeições. Mastigue bem, e lentamente, todos os alimentos.

3. Use e abuse de alimentos de origem vegetal
Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais, por exemplo.

4. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas
Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar esse consumo a uma dose. Uma taça de vinho pode fazer bem ao coração, mas a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

5. Mexa-se!
Mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide do jardim, varra a casa, caminhe, dance. A atividade física, além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como a pressão alta. E também ajuda a melhorar a autoestima e combate o envelhecimento precoce!

6. Previna-se
Os homens entre 50 e 70 anos precisam investigar o câncer de próstata nas consultas médicas, principalmente se houver histórico familiar da doença. As mulheres, por sua vez, devem realizar exame preventivo ginecológico. A mamografia é recomendada uma vez por ano para aquelas com mais de 35 anos, mesmo que não percebam nenhum sintoma.

7. Realize exame de sangue oculto nas fezes todo ano (ou pelo menos a cada dois anos)
A recomendação é para mulheres e homens com 50 anos ou mais.

8. Cuidados com o sol
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Também é recomendável o uso de proteção adequada, como protetor solar e chapéu.

9. Realize diariamente a higiene bucal
Capriche na escovação dos dentes e da língua e não deixe de consultar o dentista regularmente.

10. Amamente
As mães devem alimentar as crianças no mínimo até os seis meses de idade.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009