• Prevenção é o melhor caminho!

    Prevenção aparece sempre como um dos segredos para aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer. Um estilo de vida saudável, incluindo alimentação rica em frutas e fibras, atividade física, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais para diminuir o risco do aparecimento do câncer, bem como de outras doenças. Já o diagnóstico precoce pode, muitas vezes, ser um atalho para a cura.

    Alguns tipos de câncer merecem atenção extra, pois podem ser detectados em exames simples ou no autoexame. Os cânceres que quando detectados precocemente podem trazer maior chance de sucesso no tratamento são os de mama, intestino, próstata, cavidade oral, testículo, colo de útero e pele. Nos estágios iniciais, a maioria dos casos não apresenta sintoma definido, nem mesmo dores. Por isso, só os exames são capazes de mostrar algum sinal do tumor. Para cada doença há uma estimativa do impacto de uma medida preventiva. Por exemplo, para mama a diminuição da mortalidade chega a 30% e para o câncer colorretal chega a 50%.

    Existem regras gerais, mas o médico deve individualizar sua conduta na hora de pedir os exames, levando em conta, por exemplo, a idade e o histórico familiar. Vale destacar as orientações para cada tipo de câncer e quais exames devem ser realizados:

    Mama

    Atenção ao histórico familiar. Exames como mamografia e ultrassom devem ser realizados anualmente, principalmente para mulheres com mais de 40 anos. O autoexame deve ser feito com regularidade e pode ajudar a detectar nódulos suspeitos.

    Intestino (Reto e Cólon)

    Exames como retosigmoidoscopia e colonoscopia são indicados para homens e mulheres acima dos 50 anos.

    Próstata

    Atenção ao histórico familiar. Para aqueles que tiveram casos da doença na família, os exames de rotina devem começar aos 40 anos. Porém, todos os homens devem realizar exames anuais do toque e PSA a partir dos 50 anos.

    Cavidade Oral

    Os cânceres de boca são causados, principalmente, pelo tabagismo e consumo frequente de bebidas alcoólicas. O dentista pode auxiliar na detecção da doença, além do autoexame ser também importante. Alerta maior para aqueles com mais de 40 anos.

    Testículo

    Todos os homens após a puberdade devem realizar o autoexame. Ao notar algo suspeito, procurar seu médico.

    Colo do útero

    Após o início da vida sexual, todas as mulheres devem realizar o exame conhecido como papanicolau anualmente.

    Pele

    Deve ser observada desde a infância. Para quem tem casos na família é importante visita anual ao dermatologista.

     

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009