O que é quimioterapia
A importância da quimioterapia e dos quimioterápicos, medicamentos introduzidos na corrente sanguínea que interferem na multiplicação das células cancerosas e impedem que elas se espalhem pelo corpo.
Sintomas e diagnósticos
O médico, mesmo de outra especialidade que não a oncologia, pode identificar a possibilidade de o paciente estar com câncer. Para fazer o diagnóstico, usam-se vários recursos.
Os fatores de risco ambientais
O meio ambiente é responsável por 80% dos casos de câncer. Fumar, alimentar-se mal, consumo de álcool em excesso, efeitos colaterais de medicamentos e exposição ao sol estão entre os causadores da doença.
As causas do câncer
O cancêr pode ocorrer por fatores externos e internos: relacionados ao meio ambiente, hábitos e costumes, ou determinados por questões genéticas, hormonais e condições imunológicas.
Termos de A a Z
Ao decorrer de um tratamento oncológico surgem diversos termos que o paciente, familiares e amigos devem conhecer. O CCC preparou um “dicionário” didático com verbetes relacionados à patologia, de A a Z.
Efeitos Colaterais
Conheça os efeitos colaterais mais comuns e esperados durante o tratamento quimioterápico. Para atenuar esses efeitos, o CCC oferece diversas dicas para o paciente incorporar em seu cotidiano.

 


Av. Brasil 678   Sao Paulo   SP   CEP 01430-000   Tel. 11 3059 6000   Tel. 11 3057 0391