O Centro de Combate ao Câncer conta com uma equipe técnica multidisciplinar, composta por profissionais especializados nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Nutrição, que assiste aos pacientes de maneira integral, facilitando seu processo de recuperação e atendendo de forma plena as suas mais diversas necessidades.

Esses profissionais, cuja atuação é fundamental para o sucesso das estratégias terapêuticas, são responsáveis por apoiar e orientar os portadores de câncer e seus familiares, além de lhes oferecer melhor qualidade de vida e aumentar sua confiança e adesão aos tratamentos.

Enfermagem

O enfermeiro oncológico está presente em praticamente todas as fases do tratamento. Esse profissional tem papel fundamental dentro da equipe multidisciplinar. Cabe à equipe de enfermagem passar informações, orientações quanto à administração de medicamentos e aos cuidados com ostomias e cateteres, para, assim, facilitar a adaptação a essa nova etapa e às possíveis limitações que o paciente possa vir a enfrentar em virtude da doença ou do tratamento.

  • Enfermeira Responsável
    Rejane Kátia Correia Pereira COREN 149.897.
    Formada em Enfermagem pela UNIBAN (SP) em 2007.
    Pós-graduação em Enfermagem Oncológica pelo Hospital A.C. Camargo em 2009 (SP).

Farmácia

Responsável pelo armazenamento e pela qualidade dos medicamentos junto aos fabricantes, o farmacêutico também realiza o fracionamento asséptico dos quimioterápicos, o que garante segurança ao tratamento e fidelidade à prescrição dos médicos.

  • Farmacêutica Responsável
    Jamile Zogbi CRF 26476.
    Formada em Farmácia pela UNIBAN SP em 1999.
    Pós-graduação em Gestão da Qualidade pela Faculdade Oswaldo Cruz.
    Pós-graduação em Nutrição Clínica pela GANEP (SP).
    Pós-graduação em  Oncologia pelo Hospital A.C. Camargo.

Psicologia

O psicólogo, inserido na equipe oncológica, foca a sua atuação na preservação ou melhoria da saúde psicológica e emocional dos indivíduos ao enfrentarem o diagnóstico de câncer e de suas famílias. Em qualquer estágio da doença, o psicólogo avalia o impacto psicossocial do câncer para cada pessoa que inicia o tratamento oncológico, visando oferecer uma assistência psicológica integrada aos cuidados físicos que facilite os mecanismos de enfrentamento individuais e promova a adaptação psicossocial ao longo da trajetória da doença.

  • Psicóloga de Referência
    Elizabeth Barros CRP 06/10090-3.
    Formada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (SP) em 1979.
    Doutora em Ciências na Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente.
    Especialista em Psicologia Hospitalar pela PUC-SP.
    Especialista em Psico-Oncologia pela Fundação Antônio Prudente – Hospital A.C. Camargo.
    Especialista em Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae.
    Atuou no Departamento de Psiquiatria e Psicologia e no grupo de Cuidados Paliativos do Departamento de Pediatria do Hospital do Câncer A.C. Camargo.
    Foi responsável pela implantação do Setor de Psico-Oncologia do Centro de Combate ao Câncer.
    Docente da disciplina de Psico-Oncologia em diversos cursos de pós-graduação Lato Sensu.
    Autora de publicações abordando temas em Psico-Oncologia, Cuidados Paliativos e Luto.
    Psicóloga de Referência do Centro de Combate ao Câncer.
    http://lattes.cnpq.br/0597962849847783

Nutrição

A assistência nutricional durante o tratamento oncológico desempenha um papel importante na manutenção ou melhora do estado nutricional, sendo esta avaliada individualmente pelo nutricionista que adequa a alimentação às necessidades de cada paciente, corrigindo deficiências nutricionais, com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais e melhorar a resposta imunológica e terapêutica.

  • Nutricionista Responsável
    Larissa Monteiro CRN 3-26197
    Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (SP) em 2008.
    Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (SP).
    Ex-preceptora da Residência Multidisciplinar em Oncologia do AC Camargo Cancer Center.
    Nutricionista Responsável do Centro de Combate ao Câncer.

Outras especialidades

Além da nossa própria equipe, o Centro de Combate ao Câncer também trabalha com parceiros externos em Fisioterapia e Odontologia, que podem ser necessários dependendo do tratamento ao qual o paciente está submetido.

A fisioterapia tem como objetivo o melhoramento e a manutenção da condição física do paciente e ex-paciente. O fisioterapeuta trabalha para evitar sequelas e dificuldades decorrentes de alguns efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia, como diminuição da capacidade física e respiratória nas atividades diárias, dor e enfraquecimento muscular.

O Centro de Combate ao Câncer conta com uma equipe técnica multidisciplinar, composta por profissionais especializados nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Nutrição, que assiste aos pacientes de maneira integral, facilitando seu processo de recuperação e atendendo de forma plena as suas mais diversas necessidades.

Esses profissionais, cuja atuação é fundamental para o sucesso das estratégias terapêuticas, são responsáveis por apoiar e orientar os portadores de câncer e seus familiares, além de lhes oferecer melhor qualidade de vida e aumentar sua confiança e adesão aos tratamentos.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009