Atualmente, a forma mais adequada de definir um tratamento parte do princípio da “medicina baseada em evidências”. A partir daí, existem vários caminhos possíveis.

O tratamento oncológico é sempre muito individualizado. É importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente com câncer. O tratamento pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas, com vistas a uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida). Pode ser feito por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo celular do órgão de origem e do grau de invasão do tumor. Ou seja, as variações são muitas.

As decisões terapêuticas e a programação do tratamento tomadas no Centro de Combate ao Câncer são baseadas no sistema conhecido como “medicina baseada em evidência”, considerado hoje a forma mais adequada de definir o tratamento médico.

O Centro de Combate ao Câncer utiliza os procedimentos de conduta recomendados por entidades como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a National Comprehensive Cancer Network (NCCN), o National Cancer Institute USA (NCI-USA) e a European Society for Medical Oncology (ESMO).

Tratamento convencional

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos determinaram uma verdadeira revolução no tratamento do câncer. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia integram o amplo arsenal na luta contra a doença. Na maioria dos casos, o uso combinado de tratamentos proporciona excelentes resultados e determina a cura da maior parte dos pacientes. O desafio atual para todos os profissionais da área oncológica consiste em encontrar a maneira mais eficaz de tratar a doença com o mínimo de efeitos colaterais para o paciente.

Tratamento alternativo

Tratamentos alternativos, como terapias corporais, musicoterapia e reflexologia, entre outros, não possuem comprovação científica. Em muitos casos, utilizam-se testemunhos de pessoas que observaram algum resultado positivo e, em outros, após a realização de pesquisas clínicas bem conduzidas, como na acupuntura, conclui-se que determinados tratamentos realmente trouxeram resultados satisfatórios. Antes de iniciar tratamentos alternativos, porém, é imprescindível conversar com o oncologista.

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009