• Viajar é permitido?

    Ainda em meio ao período de férias e com a proximidade do Carnaval, os pacientes com câncer e familiares podem ter dúvidas sobre os cuidados a serem tomados em caso de viagens. O que está certo é que o principal termômetro é o próprio paciente: desde conhecer a agenda do tratamento até saber dimensionar os efeitos colaterais dos medicamentos. Se estiver bem disposto, é só colocar o pé na estrada.

    Para a oncologista Paula Diaz, da equipe médica do Centro de Combate ao Câncer, é preciso fazer uma análise individual. “Cada paciente tem uma reação ao tratamento. Alguns têm efeitos colaterais mínimos e podem tranquilamente passear por aí. Outros precisam diminuir esses efeitos usando medicações de suporte como os antieméticos, protetores gástricos e medicações para regular o intestino”, aconselha a médica.

    Como o paciente em tratamento costuma apresentar baixa resistência, é preciso analisar os ambientes que serão frequentados. Principalmente restaurantes e bares nos quais podem correr risco de intoxicação alimentar. “Apesar de não haver restrições, não vale a pena arriscar refeições em lugares que não sejam de confiança. Para quem vai à praia, por exemplo, o cuidado com o sol é essencial. A pele e os olhos de quem faz quimioterapia são muito sensíveis, sendo imprescindível o uso de protetor solar, óculos de sol e guarda-sol, além de respeitar os horários adequados para exposição solar”, sublinha.

    O sinal de alerta é a febre. “Ao apresentar febre o paciente deve falar com o médico de imediato. Por isso, é importante manter por perto o celular do seu médico e escolher cidades que tenham estrutura hospitalar”, completa. Outra dica importante é não ir para localidades onde é preciso tomar vacina anteriormente. O uso de vacina não é recomendável para o paciente em quimioterapia.

    De forma resumida, o paciente oncológico não deve deixar de curtir o tempo livre e realizar as atividades com moderação. “Até aquela cervejinha está liberada. Basta ter bom senso e não haverá problemas”, conclui a médica.

    Então, arrume suas malas e boa viagem!

Agende sua Consulta

(11) 3059 6000 - seg à sex das 8h às 19h
Além de seus documentos pessoais, é muito importante que voce traga em sua primeira consulta seus exames mais recentes (anátomo patológico e exames de imagem) e o encaminhamento do seu médico.

 
 

Acreditações

Qualidade e excelência no atendimento reconhecidos no Brasil e no exterior.

Joint Commission International - desde 2014
Accreditation Canada - de 2010 a 2013
ONA - desde 2009