Acreditação faz com que CCC alcance patamares internacionais de excelência em atendimento

Todo processo de qualidade exige auditorias internas, iniciado com a designação de um grupo de auditores para que se mantenham normas e padrões estabelecidos. O impacto positivo vai ser sentido como um todo, o que permite a comunicação linear entre todos os setores da instituição. No Centro de Combate ao Câncer, o corpo clínico, por exemplo, já possui coordenadores que respondem à auditoria pelo desempenho da equipe. Naturalmente, estes procedimentos acabam por propiciar uma maior integração entre o grupo.

O foco principal do processo de Gestão da Qualidade é o de garantir, por meio da atuação sistêmica de toda Equipe, a segurança do paciente durante o tratamento.

Para Andréa Teissen, diretora de Marketing e Qualidade do Centro de Combate ao Câncer, estabelecer normas é fundamental na engrenagem que leva à excelência do atendimento. “Usamos um procedimento operacional padrão, que é a descrição das atividades de todos os setores e suas variáveis, como, por exemplo, os riscos que permeiam cada atividade desenvolvida. Isso facilita o treinamento de novos funcionários e aponta qualquer falha no fluxo”, comenta Andréa.

Outro importante papel é desempenhado pelo setor de Qualidade do CCC, como revela a profissional: “ele vai funcionar como mediador entre as áreas, auxiliando na gestão dos processos, disseminando e educando a instituição quanto à cultura de melhoria contínua na assistência à saúde”.

Leave a reply