Consulte o seu médico e boa viagem

No final do ano tem início um período em que muitas pessoas saem de férias. E se você estiver pensando em viajar, precisa consultar seu médico. A descontração é sempre desejável porque contribui para a sua saúde. Entretanto, o seu tratamento acontece em ciclos que não podem ser interrompidos sem programação.

Para a oncologista Dra. Paula Diaz, da equipe médica do Centro de Combate ao Câncer, cada paciente tem uma reação ao tratamento. Alguns têm efeitos colaterais mínimos e podem passear. Outros precisam diminuir esses efeitos utilizando medicamentos de suporte, como os antieméticos, protetores gástricos e medicações para regular o intestino.

Se estiver disposto e o médico assistente liberar, arrume as malas e divirta-se!

Você deve escolher viajar para lugares com infraestrutura hospitalar e que não precise tomar vacinas, porque elas não são recomendáveis para pacientes em quimioterapia.

Seus medicamentos precisam ser tomados nos horários prescritos. O número do telefone do seu médico deve estar sempre à mão, pois caso você tenha necessidade de buscar auxílio quando estiver fora, o seu médico poderá conversar com o profissional que estiver lhe atendendo.

O protetor solar, óculos e guarda-sol são obrigatórios porque os olhos e a pele são mais sensíveis para aqueles que estão em tratamento quimioterápico. Para evitar contratempos, carregue sempre suas receitas médicas e, no caso de viagem ao exterior, um relatório médico em inglês. E atenção: os deslocamentos de avião também precisam ser liberados pelo médico. “Estes cuidados são essenciais para que você possa se divertir com qualidade, sem comprometer o seu tratamento e retornar de suas férias revigorado”, finaliza a Dra. Paula Diaz.

 

Leave a reply