Dia Nacional de Combate ao Fumo – Tabagismo e Coronavírus

Tabagismo e Coronavírus

A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, que causa infecção respiratória, variando entre os casos que são assintomáticos a quadros mais graves. Por ser uma doença recente, muitas questões ainda estão sendo investigadas, inclusive a sua relação com o tabagismo. Entretanto, todos nós conhecemos os efeitos danosos do tabagismo à saúde. O consumo do tabaco e de seus derivados representam um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares, doenças cardiovasculares e derrame cerebral, diversos tipos de câncer, bem como outros problemas de saúde.

À partir desse conhecimento, e vivenciando uma pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, que pode acometer gravemente as vias respiratórias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) constituiu uma equipe de especialistas em saúde pública, para estudar a relação do tabagismo com a COVID-19. A constatação da análise indica que os fumantes acometidos pela Covid-19 apresentam maior probabilidade de desenvolver complicações graves da doença, em comparação com os não fumantes. Acrescentam que a COVID-19 é uma doença infecciosa que ataca principalmente os pulmões, e que fumar prejudica a função pulmonar, tornando mais difícil para o corpo lutar contra as coronaviroses e outras doenças.

As perguntas abaixo refletem dúvidas frequentes dos consumidores do tabaco e de seus derivados:

 

P-1: Sou fumante há mais de 20 anos. Será que faço parte do grupo de risco para contrair COVID-19?

Há evidências bem estabelecidas de que o hábito de fumar aumenta o risco de infecções virais e bacterianas, inibe a resposta imunológica do organismo e eleva a severidade das doenças respiratórias. Como a COVID-19 provoca infecção respiratória, as organizações de saúde alertam para a importância do combate ao fumo.

 

P-2: Eu tenho uma saúde muito boa! Raramente tenho gripes ou resfriados. Caso eu seja infectado pela COVID-19, sou de risco para evoluir com complicações graves da doença?

Não há estudos conclusivos, porém a OMS alerta para o fato de que a COVID-19 é uma doença infecciosa que ataca principalmente os pulmões. Fumar danifica a função pulmonar, tornando mais difícil para o corpo lutar contra diversas doenças, elevando assim o risco para uma evolução mais grave da doença.

P-3: Não consigo parar, já tentei outras vezes e voltei fumar. Me sinto mais estressado com tantas mudanças causadas pela pandemia do coronavírus. Seria este o momento de cessar o tabagismo?

Parar de fumar é o melhor passo que você pode dar para se manter saudável. Aproveite o momento de mudanças geradas pela pandemia de COVID-19 para rever o seu estilo de vida. Encoraje-se para adotar hábitos saudáveis, começando por se livrar de vez dos cigarros, cujos efeitos benéficos à sua saúde são imediatos logo após a cessação.

P-4:  Qual é o primeiro passo para cessar o hábito de fumar?

Invista no propósito de deixar de fumar, defina uma data e afirme a sua decisão de cessar o consumo de cigarros. Você escolhe de que forma deseja parar de fumar: de maneira abrupta ou gradual. No início pode ser difícil, mas com um plano de mudança, determinação e perseverança, as chances de parar de fumar aumentam. Todas as mudanças de hábitos e de comportamentos geram barreiras psicológicas, que precisam ser superadas para que ocorra a ação.

P-5: Por que o fumante enfrenta dificuldades quando tenta parar de fumar?

Abandonar o vício está longe de ser uma tarefa fácil. O poder viciante da nicotina é a principal causa da dependência química do tabaco. Na maioria das vezes, o fumante consome cigarros porque precisa e não porque quer. Você aprendeu a fumar e acabou dependente desse comportamento, por isso exige muito empenho e esforço para parar.

P-6: Como faço para identificar os gatilhos e aprender a resistir à vontade de fumar?

As pessoas fumam por vários motivos e para lidar com diversas situações e, aprender a identificar essas situações é fundamental para poder enfrentá-las e superá-las. Muitos fumantes sentem medo do fracasso e, por isso, se sentem inseguros e não tentam parar. Existem diversos métodos para deixar de fumar e procurar a ajuda profissional irá elevar as chances de cessar o tabagismo e fará com que o processo de parada seja mais fácil.

P-7: Eu fumo há muito tempo. Será que não é tarde demais para recuperar a minha saúde?

Nunca é tarde para cessar! As razões para abandonar o consumo de tabaco e seus derivados são inúmeras. Cuide de você, fique longe do cigarro e usufrua de todos os benefícios por se tornar livre do uso do tabaco.

Benefícios para quem deixa de fumar

Beneficios quem deixa- de fumar

Dra. Elizabeth Barros

Psicóloga. Coord. o Programa de Cessação do Tabagismo
do Centro de Combate ao Câncer

 

Fontes:

www.inca.org.br
www.cccancer.net
https://actbr.org.br/post/who-statement-tobacco-use-and-covid19-ingles/18431/

Leave a reply